31 de março de 2011

Caminhando rumo a vida Eterna!

José Alencar Gomes da Silva
Ex- Vice Presidente da República
Nasceu: 17 de outubro de 1931
Faleceu: 29 de março de 2011

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que n’Ele crer não morra, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3.16)
“Então Jesus afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim nunca morrerá” (Jo. 11. 25,26)


Foto: Ricardo Stuckert/PR





Pastoral Catequética de Ilha Grande – PI
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Diocese de Parnaíba

NOTA DE PESAR

A Pastoral Catequética de Ilha Grande - PI manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex Vice Presidente da República José Alencar Gomes da Silva. Fato ocorrido na última terça-feira, 29 de março, e que provoca enorme tristeza em todo o Brasil.

José Alencar que teve sua história marcada pela luta contra o câncer, e que muitos brasileiros tomam-no como exemplo de vida e de superação, morre as 79 anos deixando muitas saudades.
Grande político, deixa sua imensa colaboração para todo o Brasil. Exemplo de responsabilidade, de fé, de amor, de carinho e de esperança, deixa o mundo terreno para caminhar rumo ao reino de Deus.

Na oportunidade a Pastoral Catequética de Ilha Grande-PI, presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos por tão grande perda.

Ilha Grande, 31 de março de 2011
Pastoral Catequética de Ilha Grande - PI.




30 de março de 2011

Oração das Santas Missões Populares



Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre, como os primeiros discípulos também queremos permanecer na Escola da tua Palavra para depois sermos enviados em missão. 

Dá-nos aquele Espírito que em Pentecostes fez os Apóstolos saírem e anunciarem sem medo o teu nome. Guiados por Ele queremos transformar cada vez mais nossa diocese numa rede de comunidades vivas que sejam missionárias, ministeriais e acolhedoras, perseverantes na oração, na Eucaristia, na doutrina dos Apóstolos e na caridade fraterna. Impulsionados pelo mesmo Espírito queremos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna em defesa da vida em todos os seus estágios, cuidando da criação, dom  de Deus.

Jesus, fostes também criança, crescendo dia a dia em sabedoria, idade e graça. Mostra às nossas crianças tão necessitadas de bons modelos que Vós sois o Caminho, aos nossos jovens que diante de tantas vozes e pastores, Vós sois a Verdade e aos adultos que perderam a esperança de viver que Vós sois a Vida.

Maria, Mãe da Divina Graça, discípula fiel de Jesus, ensina-nos a estarmos firmes e de pé diante de nossa cruz, sendo fiéis a nossa missão. Na casa de Nazaré fostes missionária do Pai, assim também nós com teu exemplo desejamos ser missionários do Reino de Deus gerando em nossa família e em nossa sociedade a justiça e a paz.

Amém!

29 de março de 2011

Temas à serem trabalhados com as turmas de Primeira Eucaristia

A Equipe de Coordenação da Catequese, reuniu-se no dia 26/03 e decidiu alguns temas à serem trabalhados com as turmas de catequese em preparação à Primeira Eucaristia:

* Mandamentos da Lei de Deus;
* Mandamentos da Igreja;
* Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Penitência;
* Missa;
* Organização da Diocese: em Paróquias e Comunidades;
* Vocação;
* Missão;
* Bíblia;
* Vasos Sagrados;
* Santíssima Trindade;
* Mariologia;
* Milagres Eucarísticos;
* Pai Nosso e as outras orações.


Estes são alguns temas que a Equipe decidiu que os Catequistas deem mais foco na preparação à primeira Eucaristia. Os outros temas serão seguidos pelo livro que os Catequistas usam no decorrer do ano!

Equipe de Coordenação da Catequese

A Equipe de Coordenação da Catequese de nossa paróquia é composta por:

Rafaela Carvalho: Coordenadora Paroquial da Catequese
Rony Farias: Coordenador de Catequese - Comunidade Morros
Irmã Beatriz: Coordenadora de Catequese
Aurenice: Coordenadora de Catequese - Comunidade Santa Isabel
Rosete: Coordenadora de Catequese - Comunidade Alto do Moreno
Rosimeire: Coordenadora de Catequese - Comunidade Baixão
Dênis: Coordenador de Catequese - Comunidade Cal
Aline: Coordenadora de Catequese - Comunidade Pedra do Sal
Karine: Coordenadora de Catequese - Comunidade Tatus
Conceição: Coordenadora de Catequese - Comunidade Nossa Senhora da Luz
Núbia: Coordenadora de Catequese - Comunidade Vazantinha
Amanda: Coordenadora de Catequese - Comunidade Alto do Batista
Joana: Coordenadora de Catequese - Comunidade São José

Encontro de Formação

Dia 2 de Abril, teremos o 2º Encontro de Formação com os Catequistas de nossa paróquia.
Tema: Liturgia com as Crianças
Local: Centro Pastoral São João Batista
Horário: 8:00 às 12:00h.
Contamos com a Participação de todos os catequistas!!!
Agradece, Equipe de Coordenação da Catequese
Foto:www.portalkairos.net/

25 de março de 2011

60 Hora do Planeta

Hora do planeta

*O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.
Fonte:http://www.horadoplaneta.org.br/hora_planeta.php?p=horaplaneta

Vídeo Oficial da Hora do Planeta 2011

20 de março de 2011

Agradecimento à uma CATEQUISTA!

Hoje você não esta mais aqui no Piauí, foi buscar um novo rumo no Distrito Federal, mas agradecemos sua colaboração tão importante na nossa catequese, você é uma catequista muito especial.
Você é uma pessoa meiga, doce, gentil e muito brincalhona!!!Não pense que esquecemos de você!!Pois você sempre estará em nossos corações!
À você DALILA, o nosso muito obrigado pelo trabalho realizado na CATEQUESE!!!



Deus te abençoe grande AMIGA!!

11 de março de 2011

Papa Bento XVI envia mensagem para a Campanha da Fraternidade

O papa Bento XVI enviou ao presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, uma mensagem cumprimentando a Igreja no Brasil pela pela Campanha da Fraternidade, aberta hoje, Quarta-feira de Cinzas.




Leia a íntegra da mensagem.

Ao venerado irmão,
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana (MG) e Presidente da CNBB

É com viva satisfação que venho unir-me, uma vez mais, a toda Igreja no Brasil que se propõe percorrer o itinerário penitencial da quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, no qual se insere a Campanha da Fraternidade cujo tema neste ano é: “Fraternidade e vida no Planeta”, pedindo a mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação.

Pensando no lema da referida Campanha, “a criação geme em dores de parto”, que faz eco às palavras de São Paulo na sua Carta aos Romanos (8,22), podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano. Contudo, é igualmente verdadeiro que a “criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8,19). Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando se fazem presentes “os filhos de Deus”, cuidando do mundo para que Deus seja tudo em todos (cf. 1Co 15,28).

O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus. “Quem sabe reconhecer no cosmos os reflexos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas” (Bento XVI, Homilia na Solenidade da Santíssima Mãe de Deus, 1/1/2010). O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e aquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive, pela criação. Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a “ecologia humana” (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in veritate, 51). Ou seja, sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perdem tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente.

Recordando que o dever de cuidar do meio-ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia Sua criação ao homem não para que este exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros, de bom grado envio-lhes uma propiciadora bênção apostólica.

Vaticano, 16 de fevereiro de 2011

Bento XVI

Fonte:CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/5990-papa-envia-mensagem-para-a-campanha-da-fraternidade

Equipe de Catequistas 2011

Equipe de Catequistas do setor amarelo, juntamente como nosso querido Pároco Pe. Vittorio Ferrari.

Celebração da Santa Missa com as Crianças

Celebração da Santa Missa com as Crianças:

Padre Vittorio acolhendo as crianças

Caminhada de Missãozinha com as crianças da Catequese! (06/03/2011)


Fotos:Rafaela Carvalho

Café da Manhã com as crianças após a caminhada.

Após a caminhada e a celebração da da Santa Missa, tivemos um café da manhã com as crianças da catequese:

Missão com crianças da Catequese

No Domingo passado(06/03),iniciamos nossa catequese com uma caminhada que teve inicio as 7:30 da manhã, na comunidade Nossa Senhora da Luz e terminou com a Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz as 8:00, na comunidade Morros.
A caminhada teve como objetivo, despertar as crianças e os pais para viverem a missão de Jesus Cristo, assim como Maria Missionaria Fiel, Mãe de Deus e nossa mãe viveu a missão.
Estavam presente os catequistas, as crianças, os pais, a comunidade, os Coordenadores Comunitários e a Coordenadora Paroquial de Catequese, além do nosso Pároco e das Irmãs.
É muito importante realizar esse trabalho com as crianças, pois elas se empenham muito, além de gostarem das missãos, pois são momentos onde elas aprofundam mais o conhecimento em Jesus Cristo. Então é esse um dos nossos objetivos, fazer com que as crianças, juntamente com seus pais,tenham um contato maior com nosso grande Senhor e Mestre Jesus Cristo.

Então é com essa alegria e entusiasmo que nossa Catequese inicia mais esse ano,com um grande objetivo: Fazer com que os Catequizandos e seus pais vivenciem a EUCARISTIA.

Agradecemos a todos que nos ajudaram para que essa caminhada fosse realizada!

Horário