23 de maio de 2011

Fotos do 1º Retiro das SMP com crianças





 Rafaela Carvalho









 Irmã Beatriz Aldini







 Aninha 

Catequistas

1º Retiro das Santas Missões Populares com crianças

    O Centro Catequético Ir. Beatriz Aldini foi o primeiro a realizar o retiro das Santas Missões Populares com crianças em nossa paróquia, que aconteceu no dia 21 de maio no Salão Paroquial Pio X. 
    Contamos com a presença de mais de 60 crianças entre 5 e 14 anos de idade, na primeira parte do retiro as crianças foram assessoradas pela catequista e coordenadora paroquial da Pastoral Catequética Rafaela Carvalho que fez um momento dinâmico para explicar o que é as Santas Missões Populares e seus objetivos, depois falou sobre o perfil da criança missionária, na segunda parte as crianças foram assessoradas pela catequista Ana Damasceno (Aninha) da Paróquia de Santa Ana - Parnaíba (PI) onde ela falou sobre as visitas missionárias que as crianças irão fazer, o retiro foi finalizado com a oração das Santas Missões Populares e o envio das crianças em missão.
    Participaram também desse retiro alguns catequistas da equipe de coordenação da Pastoral Catequética: Aurenice (coordenadora da comunidade Santa Isabel), Denis (coordenador da comunidade Cal), Rosimeire (coordenadora da comunidade Baixão), Irmã Beatriz e os demais catequistas da nossa comunidade e da comunidade de Santa Isabel.
    As crianças receberam também orientações, para o Retiro Paroquial das Santas Missões Populares com crianças e adolescentes que será realizado no dia 3 de julho desse ano.
    Como coordenador do Centro Catequético Ir. Beatriz Aldini, achei muito gratificante essa primeira experiência de realizar um retiro de Santas Missões Populares voltado para crianças, pois é mais um passo que damos na Missão da Igreja: que é de evangelizar, preparando essas crianças a viverem em comunhão com Cristo e preparando-as para levar Cristo ressuscitado as pessoas de nossa paróquia.


Agradeço a todos que nos ajudaram a realizar esse retiro. A obra é de Deus, a missão é nossa!

Com amor fraterno, 
Rony Carvalho Farias



Implantação da Pastoral da Educação


    No dia 21 de maio de 2011 aconteceu a 1ª reunião de implantação da Pastoral da Educação em nossa paróquia.
    A pastoral da Educação é um novo desafio para nós missionários da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ilha Grande- PI.
    Atendendo ao apelo do Pároco: Pe. Vittorio, um grupo de professores missionários desta paróquia assumiram um novo compromisso, desta vez com o olhar voltado para a PASTORAL DA EDUCAÇÃO que está sendo implantada na nossa paróquia.
      Para ler na íntegra sobre a implantação da Pastoral da Educação em nossa paróquia, acesse o link abaixo e você será redirecionado para o site de nossa paróquia:




Programação do Festejo do Imaculado Coração de Maria

   O blog da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Ilha Grande divulgou a Programação do Festejo do Imaculado Coração de Maria, que é a padroeira da comunidade Baixão.
   Para visualizar clique no link abaixo.


    Contamos com você e sua família aos pés do Imaculado Coração de Maria, para um profundo encontro com Jesus, o Missionário do Pai, que nos quer renovados e repletos de seu amor para transmitirmos aos nossos irmãos e irmãs a alegria de ser cristão, como fez Maria nossa mãe ao dizer SIM e proclamar as maravilhas de DEUS.

Com amor fraterno,

Pe. Vittorio e Comunidade Baixão



Convite para o festejo do Imaculado Coração de Maria


Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ilha Grande (PI)
Festejo do Imaculado Coração de Maria – Comunidade Baixão
20 a 29 de maio de 2011

Tema: Sob o olhar de Nossa Senhora nos Caminhos da Missão

    Queridos amigos e amigas, devotos do Imaculado Coração de Maria, estamos nos aproximando do seu novenário, portanto, viemos convidar você e sua família a participar dessa festa em honra à nossa querida padroeira que acontecerá no período de 20 a 29 de maio de 2011. No clima de e na alegria que estamos vivendo a formação e estimulação das Santas Missões Populares, nós não podemos deixar de aderir a essa oportunidade de ser cada vez mais impulsionados pela ação do Espírito Santo, e sermos missionários de Jesus Cristo.
    Pedimos que a virgem Maria continue acompanhando, sustentando e abençoando nossos passos.
    Esperamos por você, sua família e sua comunidade.

Pe. Vittorio e comunidade Baixão.

18 de maio de 2011

Blog divulgando o Evangelho


A equipe do blog católico Divulgando o Evangelho de Parnaíba- PI visitou o III Retiro das Santas Missões Populares em nossa Paróquia.
Agradecemos sua visita!



Acesse o blog Divulgando o Evangelho:
http://www.divulgandooevangelho.blogspot.com

17 de maio de 2011

Momento de animação do III Retiro Paroquial das Santas Missões Populares




Equipe de animação: Karine, Cleane, Rafael e  Augusto.

Fotos do 2º e 3º dias do III Retiro Paroquial das Santas Missões Populares













"A obra é de Deus, a missão é nossa!"

Fotos da abertura do III Retiro Paroquial das Santas Missões Populares



















III RETIRO PAROQUIAL DAS SANTAS MISSÕES POPULARES




   A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou o III Retiro Paroquial das Santas Missões Populares nos dias 13,14 e 15 de maio no Centro Pastoral São João Batista. Teve como tema: CONVERSÃO e contamos com a presença de mais de 120 missionários de todos os setores de nossa Paróquia, que receberam formações e orientações dos assessores: Pe. Antonio (Paróquia N. S. das Graças), Maria de Jesus (Comunidade Shalom), Maria Antônia (paróquia N. S. das Graças), Francisca (Paróquia Sagrado Coração de Jesus) e Pe. Vittorio Ferrari (nosso pároco).
      
   No último dia de Retiro (15/05 – domingo) foram planejadas as atividades da Semana Missionária que será realizada em novembro deste ano. As orientações para os missionários são tiradas do livro: Santas Missões Populares de Padre. Luís Mosconi.
  
   Com muito carinho agradecemos a equipe de liturgia, a equipe de animação, a equipe de limpeza e ornamentação, a equipe de alimentação e toda a equipe de coordenação, pois graças às pessoas que fazem parte dessas equipes é que conseguimos realizar esse grande Retiro, agradecemos também a todos os missionários que participaram desse grandioso Retiro!

“A OBRA É DE DEUS, A MISSÃO É NOSSA”

10 de maio de 2011

Capelinha Missionária





A Igreja Latino Americana e do Caribe tem como marco inicial de evangelização um ícone: a figura mestiça de N. Srª do Guadalupe, estampada no manto de São Juan Diego. Nosso Papa retomou essa tradição popular e entregou aos Bispos participantes do Encontro em Aparecida, um tríptico evangelizador e devocional. Nele está contido a espiritualidade e o programa pastoral da V Conferência: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos nEle tenham vida. ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’” (Jo 14, 6). Em nosso primeiro retiro diocesano das Santas Missões Populares, ocorrido em novembro de 2009, cada paróquia recebeu uma pequena réplica deste ícone como sinal do envio missionário e da comunhão de toda a diocese neste projeto de evangelização.

1. A figura central: uma representação do Ressuscitado, no envio missionário dos discípulos. No rosto dos enviados, que são homens e mulheres, alguns têm a pele branca, outros são mulatos, indígenas e mestiços. Ao fundo se vê a cena do Calvário. E abaixo as palavras do envio discipular: “ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19) (tema das Santas Missões em nossa diocese) e a solene entrega à Mãe do Senhor a sua Igreja.

2. À luz do milagre de Caná existe uma catequese: mobilizar o amor a Maria, obediente à vontade de Jesus: “fazei tudo o que ele vos disser”. A grandeza do sacramento do matrimônio também aparece e isto nos lembra que o primeiro campo da missão é a família.

3. Vocação dos primeiros: Pedro, André, Tiago e João. Pedro se sente indigno, mas humildemente responde . Tornam-se pescadores de homens; aceitam remar mar adentro e lançar as redes somente “no teu nome”. O resultado: abundância milagrosa. Começam o caminho de seguimento discipular.

4. A multiplicação dos pães. O verde da relva recorda o que aconteceu na primavera. Cristo faz abundante o alimento escasso. Porém não é Ele quem entrega o pão à multidão – “dai-lhes vós mesmos de comer”. É o imperativo da Igreja Latino Americana e do Caribe atender aos pobres e marginalizados, “seja no socorro de suas necessidades mais urgentes, como também na defesa de seus direitos” (Homilia dos Bispos, em 11 de maio).

5. Encontro com os discípulos de Emaús. Jesus mesmo entra no dinamismo peregrinante da Igreja. Durante o caminho, Ele explica as Escrituras. Na mesa de Emaús, o Ressuscitado compartilha o pão. A atenção está na centralidade da Palavra e da Eucaristia. É um ardor contemplativo que levará a um novo trajeto missionário na direção de Jerusalém.

6. A vinda do Espírito Santo: manifestação da Igreja. Os Apóstolos se congregam em torno de Maria Mãe. Pedro tem as chaves, símbolo do seu encargo no Colégio Apostólico. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo”. Há variedade de carismas. Somente pela força divina que o Paráclito lhes concede, poderão assumir a missão confiada.

7. Os discípulos de Jesus evangelizam. Os discípulos e os missionários do século XXI prolongam o amor e o compromisso de São Juan Diego de Guadalupe, com a Bíblia na mão (presente no símbolo das Santas Missões de nossa diocese). Em seu manto vai, impressa pelo céu, a imagem da Virgem.

8. O Pai Eterno e o Espírito Santo. O Pai é mostrado unido ao Espírito e ao Ressuscitado. Indica-se assim qual é a fonte e o destino da história humana: Deus Uno e Trino, no qual se inspiram todas as formas de comunhão e solidariedade que brotam do Evangelho.

9.Dois santos do primeiro século do cristianismo na América. Um grande missionário vindo de Espanha, São Turíbio de Mongrovejo. O Bispo místico realizou uma obra evangelizadora partindo de sua Sede em Lima. A outra figura é Rosa de Lima. Representa a recepção do Evangelho por parte dos crioulos americanos. Foi uma leiga que chegou a alto cume de intimidade esponsal com Cristo e de heróica caridade com os pobres.

FONTE: santasmissoespopularesphb.blogspot.com
CONFERIR: www.arquidiocese-sp.org.br

Homenagem às mães


Nas Celebrações do Domingo foram realizadas diversas homenagens às mães:
No Domingo pela manhã não tivemos Missa, pois nosso pároco encontrava-se em um retiro, mas tivemos o Culto que foi presidido pelo Ministro da Eucaristia Sr Antonio de Pádua. Antes da benção final foram feitas algumas homenagens, primeiramente o Sr Luis leu uma mensagem homenageando as mães e em seguida tivemos a apresentação do coral dos catequizandos que cantaram a música Flor mamãe. Abaixo veremos algumas imagens das homenagens:

Na foto abaixo vemos uma mãe erguendo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é Maria mãe de Jesus e nossa mãe;

Abaixo vemos o Sr. Luis lendo uma mensagem para as mães


Após a leitura da mensagem, tivemos a apresentação do coral dos Catequizandos:



    À noite tivemos Missa que foi presidida pelo nosso pároco Pe. Vittorio, e novamente houve homenagens para as mães.
    O coral dos catequizandos apresentou-se mais uma vez, depois o coral de adultos apresentou-se com a música : Minha mãe minha heroína e para fechar as homenagens o grupo de jovens JBP(Jovens em Busca de Paz) da comunidade Morros -  apresentou uma coreografia.













Horário